Área do Cliente

Notícias

Gestores devem ser protagonistas do resultado

A gestão de indicadores deve nortear a administração.

Autor: Américo PredebonFonte: Jornal do ComércioLink: http://jcrs.uol.com.br/site/noticia.php?codn=196744

Mesmo em grandes empresas, ainda vemos gestores despreparados nas reuniões de resultados e desatentos aos gargalos de seu setor. Em levantamento recente realizado pela consultoria Qualitin com cerca de 200 gestores de empresas, foi possível verificar, por exemplo, que 14% dos entrevistados percebem ociosidade nas reuniões e para 20% é comum alguns não apresentarem seus resultados.

À primeira vista, esses percentuais poderiam ser interpretados como baixos. Entretanto, levando em consideração a importância da reunião de resultados que, além de ser o palco para a apresentação de desempenho, serve para o alinhamento da gestão e definição dos rumos, essas ocasiões jamais deveriam ser vistas como desnecessárias. Se há ociosidade na reunião, há falta de produtividade, e controles devem ser instalados. A mensuração é fundamental e deve se basear em indicadores precisos e padronizados.

Todos os segmentos da empresa devem ser avaliados pelos resultados que produzem, e nada reflete melhor suas performances do que números. Com dados, cada gestor pode apresentar os fatores que influenciaram a atuação de seus departamentos. Só assim é possível administrar. A gestão de indicadores deve nortear a administração. Sem ela, não é possível alinhar as organizações com suas estratégias, assegurar resultados sustentáveis e dar foco às ações das pessoas.

Assim, o gestor deixa de priorizar as ações importantes e de corrigir o que é necessário para o futuro. Ao desvalorizar os próprios indicadores, caminha-se no escuro.