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Engajamento: 6 dicas para ter sucesso

Pesquisas, CEOs e especialistas de RH endossam a tese de que o engajamento de funcionários é um fator essencial para o bom desempenho de uma empresa.

Fonte: EndeavorLink: https://endeavor.org.br/engajamento/

O engajamento pode fazer toda a diferença no desempenho da sua empresa. Confira 6 dicas para transformar sua empresa em um ambiente com funcionários mais motivados e comprometidos

Como você avalia o engajamento de seu time com a sua empresa? Foi-se o tempo em que a forma como seus funcionários se sentiam em relação à empresa e ao trabalho desempenhado, contanto que cumprissem suas tarefas, não era um fator relevante para o sucesso do negócio. Pesquisas, CEOs e especialistas de RH endossam a tese de que o engajamento de funcionários é um fator essencial para o bom desempenho de uma empresa.

De acordo com esta matéria da Exame, 30% dos trabalhadores de RH e 41% dos CEOs apontam o engajamento como a principal ferramenta que uma empresa deve usar para se sair bem. Em seguida, estão a remuneração e a gestão de talentos. Ter e reforçar a imagem de boa empregadora também foi um aspecto apontado como uma das melhores práticas de administração.

Agora, como fazer para engajar de verdade a sua equipe?

“As pessoas têm que ter a capacidade de influenciar. Atitude de dono. Como você cria um contexto para que pessoas se sintam assim? A resposta é o orgulho. As pessoas precisam se orgulhar de trabalhar para aquela empresa. Orgulho é melhor do que fidelidade”. Esse é primeiro conselho de Jean-Marc Etlin, do Itau BBA, para empreendedores em busca de gerar engajamento de sua equipe com a empresa. Fábio Barbosa, presidente do Grupo Abril, complementa: “Meening is the new money. As pessoas querem significado, elas querem se sentir pertencendo, influenciando”.

“As melhores empresas para trabalhar lembram uma coisa que não muda: as pessoas com quem trabalham sempre serão pessoas.”, é assim que Robert Levering, co-fundador da Great Place to Work, em entrevista para a PEGN, resume a principal tendência de  liderança corporativa. Para ele, a grande diferença entre empresas comuns e aquelas que estão entre as melhores para se trabalhar no mundo está justamente na valorização das pessoas que trabalham ali.

UMA EMPRESA PODE SE SUSTENTAR OFERENDO REMUNERAÇÃO E BENEFÍCIOS BÁSICOS, MAS É CHEGADA A HORA DE BUSCAR O INTANGÍVEL: RELACIONAMENTO, SONHOS, ENVOLVIMENTO, EMOÇÕES. LIDAR COM GENTE ENVOLVE OUTRAS MOTIVAÇÕES.

Para Sylvia Ignacio da Costa, professora do curso de Gestão de RH da Universidade Anhembi Morumbi, conseguir engajamento não é uma tarefa fácil. “Temos uma via de mão dupla. É importante perceber o quanto que um funcionário contribui para uma empresa e, ao mesmo tempo, quanto esta empresa contribui para a carreira do trabalhador”, afirma.

A seguir, você confere 6 dicas para gerar mais engajamento com a sua equipe.

Uma gestão baseada em valores

No vídeo Como criar engajamento entre seus vendedores, Ricardo Ferreira, sócio fundador da Richards, aponta uma gestão baseada em valores como o ponto de partida para se alcançar uma equipe mais engajada e comprometida. Para ele, há três pilares para um gestor fortalecer o engajamento de sua equipe com a empresa:

  • Em primeiro lugar, os funcionários devem ter a percepção de que a preocupação do lider e da organização com pessoas é genuína.
  • Em segundo, o a empresa deve ser um ambiente de confiança. E isso é muito diferente de um ambiente sem conflito.
  • Em terceiro, o funcionário precisa perceber que a empresa tem senso se justiça, sobretudo em relação às políticas de RH. Como a empresa aplica o mérito? Como são suas políticas de bonificação?

Procure contratar pessoas que combinem com o jeitão da sua empresa

Facilite a sua vida, para ter engajamento, comece com pessoas que tenham convergência com os ideais, missão e valores da empresa - e não aqueles que queiram o emprego somente por ele estar disponível no momento. Se houver essa convergência, já é metade do caminho andado.

Sua equipe já está montada, ok. Então comece tendo certeza de que todos entendem a missão da empresa e seus valores

E isso vale para qualquer tamanho de empresa. Não parta da premissa de que seus funcionários sabem exatamente o que você espera deles, ou que já venham prontos e devidamente alinhados com os valores e a missão da empresa. Você precisa apresentar esses pontos para eles. Assim, será mais fácil para eles entenderem o propósito da empresa e se conectarem verdadeiramente com ela.

Invista no seu funcionário, isso motiva muito

Já vimos que as pessoas são um fator fundamental em uma empresa, mais do que isso, uma equipe engajada pode alavancas a empresa rumo ao sucesso. Então, o que você está esperando para apostar nisso e investir na sua equipe? É comum um funcionário ser bom, mas precisar de um empurrãozinho, uma atenção extra para deslanchar. E você dar esse atenção é um diferencial importante.

Flavio Augusto, da WiseUp, focava a gestão da sua equipe no desenvolvimento de pessoas. E não há dúvidas de que esse fator foi um dos motores do sucesso de vendas da empresa.

Gastar tempo orientando um funcionário é um investimento. Pode ter certeza de que, no momento em que seu funcionário perceber que você está preocupado com ele, investindo no trabalho dele e em seu desenvolvimento, ele vai ficar ainda mais motivado.

Crie um espaço onde ideias possam ser sugeridas (e testadas)

Você não quer pessoas com “cabeça de dono”? Então precisa abrir oportunidades para que seus funcionários possam apresentar ideias e testá-las na prática. Quando uma pessoa se sente pertencendo ao processo de criação e desenvolvimento da empresa, as chances dela se engajar são muito maiores.

Mais uma vez: crie uma cultura de feedbacks

Os feedbacks são importantes pois, além de trazerem informações preciosas para o desenvolvimento pessoal e profissional de cada membro da equipe (inclusive você), também têm um efeito muito positivo na forma como membros de uma equipe se sentem. Mais uma vez, quando suas opiniões são consideradas e ouvidas, eles se sentem valorizados e empoderados para qualificar, cada vez mais, suas contribuições para a empresa.

Mas ouvir seus funcionários não deve ser algo restrito às reuniões e ocasiões especiais. Fique mais próximo deles no seu dia a dia.

Resumindo, o engajamento é um ativo fundamental para o sucesso de uma empresa, e só será conquistado a partir de uma cultura que valorize verdadeiramente o funcionário e possibilite que ele se conecte com os valores da empresa. Escute seu funcionário, invista nele e transforme sua empresa em um lugar onde as pessoas querem trabalhar, mais do que isso, onde elas se orgulham de trabalhar.

 

Artigo originalmente publicado no portal da Endeavor Brasil, organização mundial de fomento ao empreendedorismo. Conheça mais sobre a Endeavor e seus conteúdos: www.endeavor.org.br