Área do Cliente

Notícias

Logística: ela pode salvar sua empresa

Em tempos de crise, todas as atitudes que uma empresa pode tomar para tornar seu funcionamento mais enxuto e ágil devem ser analisadas.

Em tempos de crise, todas as atitudes que uma empresa pode tomar para tornar seu funcionamento mais enxuto e ágil devem ser analisadas. Nesse momento, é comum que os gestores olhem para o ambiente interno e busquem soluções para a otimização dos recursos e diminuição dos custos de produtividade.

No entanto, muitas vezes, os administradores não observam algo primordial para a lucratividade: um bom processo logístico. Compreender verdadeiramente esse conceito e respeitar a sua amplitude permite ao negócio alinhar o planejamento de suas estratégias e alcançar um tremendo diferencial competitivo.

Quer descobrir como a logística pode salvar a sua empresa? Confira o post de hoje:

A verdadeira importância da logística

É muito comum que as pessoas — e até alguns gestores — associem os processos logísticos apenas ao transporte de cargas e armazenamento ou movimentação de produtos. No entanto, isso é um erro grande: a logística está presente em praticamente todas as atividades de um empreendimento. É ela que fornece o suporte necessário para que toda a cadeia produtiva funcione do jeito certo, nas mais diversas áreas: fornecimento, produção, marketing, atendimento e, finalmente, a entrega do produto aoconsumidor final.

Os processos logísticos ajudam a conferir competitividade para a empresa, credibilidade para a organização e a chance de superar as expectativas dos fornecedores, cooperadores e da clientela. Lembre-se: um planejamento mal estruturado nesse setor pode causar danos para a sua empresa.

Como ela pode reduzir os gastos

Como dissemos, a logística envolve praticamente todas as áreas de uma empresa. E quando esses processos ficam bem planejados e organizados, todos os setores ganham. Dentro da corporação, os departamentos precisam agir de forma integrada, evitando conflitos internos que podem prejudicar todo o planejamento logístico.

É primordial também ter atenção para que todas as necessidades do seu público sejam atendidas no tempo estipulado: isso evita atrasos nas ações de recebimento, produção e despacho do material, que poderiam ocasionar sérios prejuízos com a perda de clientes ou fornecedores que poderiam ser perenes.

Outro ponto importante é a necessidade de redução dos custos de armazenagem e distribuição. Para isso, vale investir na infraestrutura de transporte e na capacidade de gestão logística para evitar os riscos de fracasso em tempos onde a concorrência é tão forte.

Os gestores têm por obrigação, portanto, conhecer a fundo seus fornecedores, suas instalações, seus processos produtivos, seu público-alvo e, então, buscar incessantemente as soluções que ajudem a melhorar esse setor e a diferenciar-se da concorrência.

Logística em PMEs

E se engana quem pensa que cuidar com a logística é algo específico das grandes organizações. Aspequenas e médias empresas também devem se atentar a este ponto, pensando, principalmente, na satisfação dos seus clientes. Lembre-se sempre: uma boa logística influencia em diversos pontos da sua empresa e, consequentemente, em como ela é avaliada e percebida pelos seus consumidores.

Uma dica muito importante é sempre identificar quais são as expectativas e as necessidades dos seus clientes no que diz respeito à logística, como tamanho do pedido, horário de recebimento, prazo de entrega, forma de recebimento, etc., e ter estes pontos em mente na hora de estabelecer os seus serviços e modo de trabalho, a fim de atendê-los corretamente. Deixe estes pontos claros para toda a sua equipe, seja ela própria ou terceirizada, e sempre procure formas de tornar estes processos o mais eficiente possível.

Os custos logísticos são outro ponto de destaque, uma vez que impactam diretamente nos resultados da sua empresa. Portanto, procure identificar oportunidades de redução, como procura por novos fornecedores e negociação, e não esqueça de sempre ouvir o seu time, com certeza ele pode contribuir com boas ideias.