Área do Cliente

Notícias

Use o crowdfunding para financiar sua empresa

Apesar de não ser algo novo, o crowdfunding ― ou financiamento coletivo, como costumam chamar aqui no Brasil ― é uma daquelas ideias que conseguiram se beneficiar e popularizar ainda mais graças à internet.

Apesar de não ser algo novo, o crowdfunding ― ou financiamento coletivo, como costumam chamar aqui no Brasil ― é uma daquelas ideias que conseguiram se beneficiar e popularizar ainda mais graças à internet.

E não é por acaso: com uma facilidade ainda maior de poder conectar pessoas interessadas em desenvolver um projeto e pessoas interessadas em pagar por ideias inovadoras, a web tem mostrado ser o ambiente perfeito para esse sistema de criação de produtos e negócios.

Mas como funciona esse sistema de financiamento? Será que é seguro investir nisso? E aqui no país, será que tem gente pagando por isso?

São estas e outras perguntas que responderemos neste post. Confira!

O que é crowdfunding?

Nascido da junção das palavras em inglês “crowd” (multidão) e “funding” (financiamento), o termo crowdfunding diz respeito a um método de financiamento em que as pessoas escolhem pagar do próprio bolso por um determinado projeto. E esse projeto pode ser qualquer coisa: um óculos de realidade virtual, um CD de uma banda e até mesmo um livro.

Mas será que essa ideia funciona no Brasil?

O sucesso do financiamento coletivo no Brasil

Conhecida como uma das maiores plataformas de crowdfunding no Brasil, a Catarse, criada em 2011, é uma das provas de que esse tipo de financiamento funciona, e muito bem, no país.

Isso porque, ao longo de pouco mais de 5 anos, o sistema já arrecadou mais de 40 milhões de reais destinados a financiar os mais de 2.300 projetos publicados por lá. Entre eles, a campanha para que a animação brasileira “O menino e o mundo” tivesse mais chances ao Oscar 2016 e até projetos de urbanismo, como o Hackathon Paulista.

Agora vem a pergunta: será que é fácil criar uma dessas campanhas de crowdfunding? É o que veremos a seguir.

5 passos para criar uma boa campanha de crowdfunding na internet

Com tantos projetos sendo agraciados por aí via financiamento coletivo, não dá para dizer que descolar por lá uma grana para produção de projetos ou produtos seja uma missão impossível. No entanto, isso também não quer dizer que seja fácil.

É preciso ter uma boa apresentação, um bom planejamento e, claro, uma boa ideia para que tudo dê certo. Mas para te ajudar nessa etapa, vamos listar 5 passos que podem te dar uma forcinha para criar uma boa campanha de crowdfunding. Vamos lá:

  1. Conte uma história: se o seu projeto tiver um bom motivo para existir, fica ainda mais fácil de as pessoas pagarem por ele.
  2. Pense nas recompensas: quem paga por um projeto quer receber boas recompensas por ele. Portanto, planeje bons prêmios para quem paga bem e outros menores até para quem investe pouco no projeto.
  3. Seja multimídia: não fique no básico, usando apenas o texto para falar do seu projeto. Tire fotos, faça vídeos e até grave áudios contando para as pessoas como ficará aquela sua ideia quando ela estiver pronta.
  4. Arrisque-se: se alguém tem que falar do seu projeto, esse alguém é você. Portanto, nada de chamar um colega ou contratar um profissional para falar em frente às câmeras.
  5. Compartilhe na internet: mesmo que existam ótimas plataformas de financiamento coletivo, a verdade é que elas sozinhas não fazem nada. Por isso, divulgue a sua campanha nas redes sociais, em blogs e até no Youtube.

Capaz de ajudar você a tirar a sua ideia do papel, o crowdfunding é hoje a maneira mais simples e prática de fazer com que um projeto ganhe vida. Por isso, se você está querendo começar um negócio de sucesso, invista também nessa possibilidade.